Instalada na zona leste de São Paulo e com mais de 30 anos de tradição, a Ludcar é uma empresa especializada em Serviços Mecanicos em Geral, Reparo, Manutenção e Instalação em Direção, Alinhamento e Balanceamento que oferece total garantia e qualidade em produtos e serviços
Contando com uma equipe altamente treinada que está sempre pronta a lhe atender, oferecendo as melhores soluções para obter e conservar a alta performance de seus veículos.
A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados. Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira. A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
Um mecanismo hidráulico de direção – sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos ítens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas. Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.
Como encontrar falhas
De acordo com a TRW é muito importante que o profissional identifique qual é o problema, para saber o que está causando a falha e onde ela está. Escute as descrições do cliente com atenção e não esqueça de algumas perguntas como: se a direção está mais pesada e para qual lado, se fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, e se o auxilio hidráulico pára repentinamente. Depois, dirija o carro, mas antes certifique-se de que pode ser movimentado. Antes de retirar o conjunto, faça uma análise completa do sistema. A manutenção preventiva recomendada pelo fabricante é a cada 50 mil km.
Possíveis Falhas
Verificar |
Problema |
O que fazer |
Componentes da suspensão | Soltos Muito rígidos |
Aperte os parafusos Verifique as borrachas |
Correia | Frouxa ou com mau contato com as polias Ressecada ou com cortes Presença de óleo ou graxa |
Estique a correia dando a tensão necessária Trocar a correia Limpar a correia e as polias |
Mangueiras e linha hidráulica | Obstruídas Desordenadas, diâmetros não especificados Componentes não originais Torcidas |
Limpar ou trocar Distribuir corretamente Trocar Trocar |
Pneus | Pressão incorreta Desgastados ou danificados |
Calibragem Trocar |
Reservatório do fluído hidráulico | Abaixo do nível | Completar |
Rodas | Desalinhadas | Alinhar |
É o ajuste que designa a inclinação da roda, parte de cima e de baixo, em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima. Cambagem negativa é a situação oposta, isto é, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo, onde tocam o chão.
A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna..
É a inclinação do pino para a frente ou para trás, com relação à vertical, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo quando em movimento. Pouco caster ou nenhum ocasiona uma trepidação da roda, que resulta em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem.
Caster excessivo provoca o "shimmy" ou vibração e desgaste total da banda. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular. As irregularidades de alinhamento podem ser descobertas enquanto o veículo estiver em operação.
A ijneção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel (motor a explosão). Sua utilização em larga escala se deve à necessidade das industrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estiquiométrica (mistura ar / combustível), isso se traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora a performance de motor.
Na Ludcar Auto Center temos equipamentos para fazer a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examinando as informações com base em informações gravadas em sua memória enviando comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor. Esse procedimento é efetuado várias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim. Se algum problema for detectado será emitido um relatório com as ocorrências e você poderá efetuar as correções em nossa loja com os melhores técnicos do ramo.
Alinhamento ou geometria é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.
É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte dianteira do que na parte traseira. Esse ajuste é feito para evitar que as rodas "dancem". Uma convergência demasiada faz com que a roda gire com um arraste lateral, semelhante ao efeito provocado ao se efetuar uma curva. O resultado é um desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.
É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte traseira do que na parte dianteira. A divergência provoca desgaste excessivo da banda de rodagem nas raias externas e na área do ombro.
» Impacto em buracos, guias, etc.
» Desgate dos componentes da suspensão
» Substituição dos componentes da suspensão.
O Balanceamento perfeito das rodas exige a utilização de máquinas de altíssima tecnologia. Na Ludcar Auto Center os equipamentos executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantos gramas devem ter o contrapeso e onde deve ser colocados. Todas as balanceadoras são aferidas periodicamente cumprindo as normas e procedimentos internacionais, determinadas pela ISO 9002.
Normalmente, a cada 10.000 km rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso). Entretanto, notando alguma irregularidade, mande testar o balanceamento.
» Vibrações na direção;
» Desgaste prematuro dos amortecedores;
» Esforço anormal dos componentes da suspensão;
» Desgaste irregular dos pneus.
Alinhamento
Balanceamento
Direção